Imunologia e Sociedade
A imunologia é muitas vezes referida como o estudo das defesas do corpo contra os agentes infeciosos ou outros agentes estranhos ao corpo. Contudo, esta área do saber não se esgota nessa visão, uma vez que o sistema imunológico é também capaz de responder aos constituintes do próprio corpo, causando doenças autoimunes ou autoinflamatórias, ou, de uma forma benéfica, contribuir para a eliminação de tumores.
As contribuições da imunologia para a saúde humana e animal têm sido notáveis, como o demonstram o sucesso das campanhas de vacinação, ou, mais recentemente, a imunoterapia do cancro. A imunologia contribuiu também para avanços importantes na transplantação, na terapia de imunodeficiências, muitas vezes fatais, no controlo das reações alérgicas ou na terapia das doenças de autoimunidade.
Embora o conhecimento em imunologia continue a avançar de forma continuada, a complexidade do sistema imunológico e das patologias imunomediadas é grande, pelo que esta área da ciência explora um campo que tem ainda muito por descobrir.