Dia da Imunologia 2020 – ICBAS

Celebrando-se desde 2005, o Dia da Imunologia – 29 de abril – é uma iniciativa internacional dedicada à promoção de uma maior conscientização para a importância da imunologia na luta contra a infeção, a autoimunidade e o cancro. Assinalar este dia em contexto de pandemia, chamando a atenção para a área de investigação, parece mais do que nunca oportuno. A imunologia é uma área central das ciências biomédicas e a investigação em imunologia tem uma expressão relevante no ICBAS, legitimando uma participação na iniciativa.

Falar da importância da imunologia é também falar dos seus atores. A iniciativa tem esse duplo sentido: ressaltar a contribuição da imunologia para a sociedade e prestar tributo a três figuras do ICBAS que contribuíram para a afirmação e desenvolvimento da área de imunologia, tanto fundamental como clínica, no instituto e a partir dele: Maria de Sousa, João Castro e Melo e Mário Arala Chaves.

Nos constrangimentos do contexto que vivemos, pareceu adequado fazê-lo por via da criação de uma série de vídeos de curta duração, contendo depoimentos que possam relevar a área e essas três figuras da imunologia e do ICBAS.

Maria Strecht Almeida
Manuel Vilanova